Esperança da Costa anunciou no final da visita àquela Província construção de jardim botânico para aproveitar toda a paisagem “luxuriante” de florestas
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recomendou, na Província do Bengo, um Plano de Ordenamento (director ou geral) capaz de estabelecer locais seguros para a construção de novas residências e responder às necessidades da população, sobretudo, às famílias afectadas pelas chuvas de Agosto de 2023 a Maio deste ano.
No final da visita de trabalho ao Bengo, Esperança da Costa anunciou o compromisso de o Bengo aceitar construir um jardim botânico e aproveitar toda a paisagem “luxuriante” de florestas. “Aqui estamos a fechar esta visita de dois dias. Iniciamos com as reuniões para constatar o funcionamento das áreas do Ensino Superior, Educação e Saúde”, disse, considerando positiva a jornada de trabalho dos sectores acompanhados.
A Vice-Presidente da República referiu que durante a visita foi possível constatar a dedicação e engajamento dos profissionais da Saúde e da Educação, sempre comprometidos com o dever, apesar dos desafios que se lhes apresentam.
Em relação à Escola Superior Pedagógica que disse ter um bom desempenho, sem capacidade de responder à procura na província, Esperança da Costa anunciou a transferência para uma instituição maior, de modo a torná-la num Instituto Superior de Pedagogia e ter mais oferta formativa até à pós-graduação.
Segundo a governante, já está identificado um novo local para serem erguidas as novas infraestruturas, mais adequadas e dar conforto aos professores e estudantes. Quanto à situação da Estação de Captação de Água das Mabubas, local visitado, ontem, e que enfrenta constrangimentos, adiantou estar em curso a elaboração de um novo projecto para ultrapassar as dificuldades de forma segura.
Durante a visita ao Bengo, de 48 horas, no âmbito do acompanhamento aos sectores da Educação, Ensino Superior e Ambiente, Esperança da Costa visitou, entre outros empreendimentos, o Hospital “Heróis de Caxito”, a Escola Superior Pedagógica do Bengo, o Complexo Escolar de Ensino Especial do Dande e o Instituto Superior Politécnico do Bengo.
Encontros com a Governadora Maria Nelumba, com as comissões provinciais para apresentação do ponto de situação das diferentes comissões nacionais coordenadas pela Vice-Presidente da República, e com diferentes associações femininas fizeram igualmente parte da agenda de trabalho de Esperança da Costa no Bengo, assim como uma visita à Estação de Tratamento de Água das Mabubas.